sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Pastor de Shetland ou ( Sheltie )





País de origem; Grã-Bretanha.
Tamanho; Pequeno
Área de criação; Pequena.
Agressividade; Baixa
Atividade física; Moderada.


Este cão de aparência muito semelhante ao collie, é originário das ilhas shetland localizadas no norte da escócia. É provável que a raça tenha origem a partir de cruzamentos entre cães nativos da ilha com cães originários da Islândia e Groenlândia e cães tipo collie (ancestral do Collie moderno e do Border Collie). Desenvolvido para desempenhar tarefas de guarda e condução de rebanhos, o Pastor de Shetland guarda até hoje características especiais. O instinto para guardar propriedades e dar alarmes torna o animal ímpar no trabalho com fazendeiros ou como guardiões do lar,uma herança de anos de constante vigilância necessária para proteger sítios,cabanas e rebanhos contra qualquer tipo de invasor.Usado tanto como companhia quanto para trabalho,este cão obedece com vontade e naturalidade,com pouco ou nenhum ensino.Não é a toa que exemplares da raça se tornaram campeões em provas de obediência.

O Sheltie foi feito para ficar dentro de casa e não fora dela. Ele tem uma necessidade muito forte de ficar perto do dono, seguindo-o a todos os lugares só para ficar junto dele. Alguns Shelties ficam entediados e podem latir se deixados sozinhos no quintal, além de se tornar um cão infeliz.
Os Shelties são cães calmos, gentis e amáveis, não hiperativos. Mas, se pessoas inexperientes criam a raça, começaremos a ver muitos Shelties hiperativos, dando má fama à raça (como geralmente acontece com as raças da moda). A timidez é um grande problema da raça: os Shelties ficam tímidos com estranhos. Você pode ajudar, socializando o filhote a estranhos desde cedo


Seu Favoritismo.

Características como habilidade, rapidez, graça e agilidade para saltar sobre obstáculos, tornam esse cão fantástico no campo, floresta e no trabalho em fazendas, mas o que o torna ainda mais fascinante é a sua natureza dócil, sua devoção e sua inteligência quase humanas. No Brasil,os exemplares da raça também tem se destacado em provas de agility,dividindo com os Borders o favoritismo nas competições.

Suas Características.


Utilização; condutor e guarda de rebanhos, e companhia.
Tamanho; 37 cm para machos e 35,5 cm para fêmeas.
Peso; 6 a 12 quilos.
Aspectos gerais; Porte pequeno, simétrico, vigoroso e robusto, na verdade pode-se dizer que é uma miniatura do Collie de pelo longo.
Pelagem; Dupla com pelo áspero, longo e reto e subpelo curto, cerrado e muito abundante. Membros franjados até a altura dos jarretes,daí para baixo é curta e lisa.Na cauda,a pelagem é profusa.As cores podem ser preta,azul-merle e marta,variando do dourado ao mogno; marcados com quantidades variadas de branca ou castanho.
Longevidade; 12 a 14 anos.
Temperamento; inteligente, dócil, companheiro, fiel, alerta.
Treinamento: Excelente
Com crianças: Muito bom
Com outros animais: Bom.
Dentro ou fora de casa: Excelente cão para dentro de casa, desde que seja exercitado regularmente
Necessidade de exercícios: Moderado
Cuidados gerais: Escovação regular e cuidados com a pelagem. Troca intensa de pêlos duas vezes ao ano

Tamanho e peso: O Sheltie deve ter entre 33cm e 41cm na cernelha. O peso ideal é de 8kg a 12kg, lembrando que as fêmeas podem ser mais leves que os machos. NÃO existem mini Shelties. Esse termo é usado por criadores irresponsáveis, que tentam comercializar Shelties menores, que têm mais problemas de saúde devido à miniaturização do que os Shelties de tamanho padrão. Se alguém tentar lhe vender um mini Sheltie, fuja dessa pessoa!
Cores: Marta e branco é a cor mais popular do Sheltie, mas ele também pode ser branco e preto, tricolor, black and tan (preto e canela) e azul merle. O Sheltie é um excelente companheiro, não importa a sua cor. Não existe conexão entre o temperamento e a adestrabilidade do Sheltie com a sua cor.
O Pastor de Shetland é um cão robusto, rápido e bonito, com uma cabeça longa em formato de cunha. Sua pelagem é longa e o subpêlo é macio. Alguns dizem que ele é a miniatura perfeita do Collie de pêlo longo. A linha superior do crânio deve ser paralela com a linha superior do focinho. As patas e a cauda são bem revestidas de pêlos; a face e os pés têm pÊlo curto. A cauda deve alcançar os jarretes (calcanhares). Os olhos são amendoados e geralmente escuros, mas o azul merle pode ter olhos azuis, um de cada cor ou, ainda, ambas as cores em um único olho. O cão deve ter uma expressão gentil, inteligente e alerta. A trufa (nariz) deve ser negra. A mordedura deve ser em tesoura, ou seja, os incisivos superiores se fecham imediatamente à frente dos incisivos inferiores. As orelhas são pequenas, flexíveis e expressivas, e suas pontas devem ser dobradas. O Sheltie é um cão ágil, rápido e bom saltador. Os machos devem ter aparência masculina e as fêmeas aparência feminina.

Cuidados


Por ser uma raça de pêlo duplo e longo, o Pastor de Shetland precisa de alguns cuidados. A troca de pêlos é moderada durante o ano e se acentua duas vezes ao ano, que é a época da muda dos pêlos. É mais fácil cuidar de sua pelagem do que parece, mas escovações regulares são importantes. Durante a muda, que pode durar algumas semanas, as escovações precisam ser mais regulares: de três a quatro vezes na semana. Atenção especial para o pêlo macio de trás das orelhas e os pêlos das coxas e das patas dianteiras, que são os que mais freqüentemente embaraçam.
Banhos: esporádicos. Semestrais, se necessário.
Unhas: devem ser aparadas quinzenalmente ou, pelo menos, mensalmente. Se você não souber como fazê-lo, peça ajuda de um profissional, como o veterinário, porque, diferentemente de nós, as unhas dos cães são vascularizadas e, se cortamos a veia interna, o cão sentirá muita dor e terá hemorragia. Só é necessário cortá-la se o cão não desgastar as unhas naturalmente.

Orelhas: mantenha-as sempre limpas, pois ninguém merece uma infecção auricular. Novamente, se você não souber como limpá-las, peça ajuda veterinária, senão corre-se o risco de ferir o cão.
Glândulas anais: existem duas glândulas localizadas em cada lado do reto. Elas ajudam a lubrificar os movimentos intestinais do cão. Essa substância tem um cheiro muito forte e nojento e precisam ser esvaziadas. A periodicidade depende do tipo de alimentação do cão: se ele comer comida úmida, precisa-se esvaziá-la mais vezes; se comer comida seca, menos vezes. É melhor que seja feita pelo veterinário ou no próprio banho e tosa, porque, novamente, corre-se o risco de machucar o cão.
Virilha e genitais: melhor manter com a tosa higiênica, assim evita-se aparecimento de infecções e é mais fácil manter o cão limpo. Algumas vezes cães machos que não estão tosados (a tosa higiênica) se sujam com urina.
Dentes: Deve-se escovar os dentes dos cães, idealmente, todos os dias, para evitar a formação de tártaro. Se o cão desenvolve tártaro, somente o médico veterinário é habilitado a retirá-lo, já que requer anestesia geral do cão. A limpeza de tártaro é recomendada anualmente ou duas vezes ao ano. Ossos também ajudam a manter os dentes e as gengivas saudáveis.
Controle de parasitas externos: todos estão sujeitos a apresentar pulgas. Então, siga os seguintes passos:1. Banhe o cão regularmente. Passe xampu em todo o cão e deixe agir por 15 minutos. Se o cão estiver com pulgas e/ou carrapatos, banhe-o com produtos específicos. Olhe bem nas orelhas, olhos, ânus e virilha: são os locais que as pulgas mais se escondem.2. "Venenos", como o Frontline, ajudam muito no combate às pulgas que vivem no seu cão.3. Limpe muito bem a sua casa, livrando-a dos parasitas externos do cão. Isso porque 99% das pulgas vive no ambiente e não no cão. Portanto, ao tratar o cão com produtos anti pulgas, trate também o ambiente. Só assim o tratamento será eficaz.

1. Função antiga: pastoreio de ovelhas de pequeno porte, companhia dentro de casa com a família do pastor e proteger plantações e criações de animais domésticos espantando os animais predadores através de latidos.Função atual: pastoreio de ovelhas, companhia, provas de Agility e Obediência.
2. Tipo de ambiente (será um cão bom tanto para casa como apartamento)?O Sheltie se dá muito bem em um apartamento, desde que suficientemente exercitado e desde que esteja ao lado do dono. São cães que gostam de ficar dentro de casa e se dão bem em casas sem quintal. Não devem ser deixados soltos em hipótese nenhuma, pois podem fugir, se machucar, ser envenenados ou se perder. Se dão melhor como cães de dentro de casa.
3. Tamanho da área (se adapta bem a áreas pequenas, desde que exercitado regularmente, ou, mesmo assim, só pode viver em áreas grandes)?Se adapta a pequenas áreas, desde que exercitado regularmente.
4. Tolerância com crianças.São um dos melhores cães para as crianças. Claro que, quando filhote, a interação cão e criança deve ser supervisionada. A criança deve entender o que pode ou não pode fazer ao interagir com o cão. Se dá muito bem com crianças acima de sete anos. Com as menores, basta fazer o que foi dito: ensiná-las a respeitar o cão, e a convivência será prazerosa para ambos.
5. Convivência com estranhos.De acordo com o próprio padrão da raça, é reservado com estranhos, porém nunca tímidos ou medrosos.
6. Convivência com cães e outros animais.Os Shelties não são uma raça agressiva. Se dão muito bem com cães e gatos. São muito fáceis de conviver e não arrumar brigas e nem confusão. Uma curiosidade é que eles gostam muito de gatos.Apesar de não serem agressivos com outros cães, normalmente são dominantes em relação às outras raças.
7. O quanto late.É um cão que late bastante. Para comparações, late mais que um Collie mas menos que um Poodle.
8. Nível de aprendizagem em obediência.Nota 10! Uma das melhores e mais fáceis raças de se treinar, campeão em provas de Obediência nos Estados Unidos e no mundo.
9. Necessidade de exercícios. É uma raça resistente?Se saem muito bem em provas de pastoreio e agility, adoram praticar esportes, têm fôlego para isso.São cães muito ativos, portanto, precisam de bastante exercício. Só não pode deixar que eles passeiem sozinhos na rua, pois é muito perigoso (como dito acima).
10. Nível de atividade (incluindo excitabilidade e vontade de brincar).Muito espírito brincalhão, porém, nível de atividade moderado.
11. Busca de afeto (é um cão que gosta de contato físico ou é mais independente).São cães que amam as pessoas, gostam de ficar com seus familiares sempre que possível. Não o deixe sozinho no quintal: ele não ficará feliz e latirá muito para mostrar o desagrado.Fica colado no dono acompanhando seus movimentos, como se fosse pastorear as pessoas da casa.
12. Tolerância em ficar sozinho?Como dito acima, gostam de ficar com a família. Não são apenas cães: são parte da família. Toleram ficar sozinhos quando seus donos estão trabalhando, mas é melhor deixá-lo entretido com brinquedos.Pode ficar algumas horas sozinho se precisar, porém adora a companhia do dono e precisa ser exercitado para gastar energia.
13. Nível de destruição?Os Shelties não são muito destruidores, não estão entre as raças que mais estragam móveis, carros etc. Se contentam com um osso, um brinquedo ou um coleguinha.14. Preço de um adulto e um filhote da raça?Nos EUA, um filhote custa em torno de U$ 600, de qualidade pet (ou seja, não deve ser procriado porque não se adequa ao padrão oficial da raça). Segundo o criador, é para tomar cuidado com quem vende filhotes abaixo de U$ 500: pode vir de uma fábrica de filhotes, podem estar doentes, serem mestiços etc. Filhotes com qualidade para exposição e/ou reprodução custam em torno de U$ 1.200 a U$ 3.000. Um adulto até os dois ou três anos de idade tem o mesmo preço de um filhote, mas, a partir dos sete anos, quando se aposenta, custa em média U$ 250. Aqui no Brasil, um filhote custa em média R$ 1500,00. 15. Expectativa de vida.Cerca de 12 a 15 anos. Alguns chegam a viver mais de 16 anos. Depende muito de como o cão é tratado. Se estiver com sua saúde em dia, vacinação, vermifugação, dentro do peso, dentes e pelagem limpos, será, com certeza, um cão saudável e longevo. 16. Por que ter e por que não ter um Pastor de Shetland?Por que ter: É um excelente companheiro para todos os momentos. Se o dono está feliz, ele também está feliz; se o dono está triste, ele ficará no seu canto; se receber carinho e atenção, retribuirá com carinho e atenção. Vai retribuir o que receber.Por que não ter: Se quiser um cão para ficar longe do convívio da, ou para ficar trancado no canil, é melhor não ter um


Diferenças entre o Pastor de Shetland ou ( Sheltie ) e o Border Collie

A semelhança física poderia até lhe render uma vaga de dublê se não fosse pelo seu tamanho bem menor, com um pouco mais da metade da altura. De tão parecido e pequeno há quem o confunda com um filhote de Collie e também quem opte por chamá-lo de "mini Collie".
Fora o tamanho, as diferenças de aparência entre as duas raças são sutis. A presidente do English Shetland Sheepdog Club, em Londres, Betty Gibbens, aponta algumas. O Shetland tem proporcionalmente a cabeça menor; os olhos maiores e menos ovalados; o ângulo da testa com o focinho mais pronunciado; o focinho mais curto e a parte traseira (garupa), inclina-se para baixo mais gradualmente que a do Collie. Suas cores são as mesmas do Collie e tem mais duas: o preto-e-branco e o preto-e-castanho.
Quanto ao temperamento, o Shetland é mais ativo que o Collie, mais brincalhão e late mais. Procura mais o afeto dos donos e obedece mais. Essa é a conclusão de Benjamim e Lynette Hart, no livro The Perfect Puppy, com base na opinião de 96 juízes e veterinários pesquisados. Os criadores entrevistados por Cães & Cia acrescentam que o Shetland se mostra mais desconfiado com estranhos do que o Collie.

COMPANHEIRÃO

O Sheltie - apelido carinhoso da raça - é visto por seus admiradores como um companheiro interessante. "Dá pouco trabalho e pouca despesa",
"Come pouco, até em relação ao tamanho", destaca a criadora Regia. Não exige muito tempo para cuidar da vasta pelagem, concordam todos.
É um cão tranqüilo que se torna ativo quando estimulado. Por exemplo, solto em uma grande área ou convidado a brincar com os donos.
Seus donos o consideram um bom companheiro para os passeios de carro. "Fica quieto num canto, sem dar trabalho; não tem cheiro forte e apesar de pequeno, rosna e late quando algum estranho se aproxima"

AVALIAÇÃO

Para avaliar um filhote deve-se observar as proporções físicas dele. Um bom exemplar tem o corpo retangular, levemente mais longo que alto. Ou seja, a distância da cernelha (ponto de encontro do pescoço com a linha superior do tronco) à raiz da cauda é maior que a da cernelha ao chão. Os olhos são amendoados e escuros. Na cor azul merle são aceitos também olhos azuis: podem ser ambos ou apenas um ou, ainda, escuros com manchas azuis. O focinho começa a ficar alongado a partir do primeiro mês. A ponta do nariz (trufa), lábios e pálpebras devem ser pretos. observar se a cauda é portada na horizontal quando o cão está em movimento.
Os cuidados especiais são poucos. A escovação é semanal, com escova de pinos, aumentando a freqüência na época da troca de pêlos. A pelagem não costuma formar nós. Os banhos devem ser o mais espaçados possível. Por exemplo, semestralmente. Mas há criadores que nunca dão banho. "Os meus eu nunca molho, pois a pelagem, muito densa e fechada, demora cerca de dois dias para secar completamente, acumulando umidade", explica Hilda. Ela só dá banho seco, em intervalos semanais, com talco ou maisena. Os males da umidade são a proliferação de fungos e bactérias causadores de micoses e dermatites, que provocam mau cheiro e queda dos pêlos.
A típica ponta dobrada das orelhas deve aparecer entre os quatro e os cinco meses de idade. Nessa época, se o terço superior não dobrar sozinho, os criadores dão uma ajuda. Colocam um pequeno peso - um rolinho de esparadrapo (substituído a cada cinco dias) ou uma massa aderente feita com a mistura da pomada Antiflogestine com talco, de forma que a pasta grude nas pontas das orelhas, recolocadas ao caírem por falta de aderência. Quando as pontas das orelhas dobrarem sozinhas, pode-se suspender o "tratamento". Tais providências não funcionam em Shetlands com mais de oito meses.
A raça é saudável. Existem duas doenças hereditárias raras. A displasia coxofemural e atrofia progressiva da retina. Por precaução, o English Shetland Sheepdog Club recomenda que antes de acasalar os cães, os sócios exijam um laudo negativo de ambas as enfermidades. Há propensão para problemas de pele, causados por disfunções orgânicas hereditárias. Causam o aparecimento de áreas sem pêlo, com vermelhidão da pele e posterior escurecimento.

O BRANCO NA PELAGEM


As marcações brancas são uma preferência em todas as cores aceitas pelo padrão do Shetland, exceto nos pretos-e-castanhos, conforme determina o padrão da CBKC. Devem estar localizadas no peito, antepeito, membros e extremidade da cauda, formando uma lista ou um colar. São proibidas no tronco. A ausência dessas manchas é aceita. O padrão do American Kennel Club (AKC) proíbe porcentagens superiores a 50% de branco no corpo. Já as entidades filiadas à Federação Cinológica Internacional (FCI) e o The Kennel Club, da Inglaterra, apenas orientam no sentido de não ultrapassar essa porcentagem, sem mencionar nos padrões, e podem penalizar ou até eliminar o cão das competições de beleza. Os exemplares com muito branco têm direito a pedigree. O excesso de branco surge geralmente do cruzamento entre dois Shetlands azuis merles, que gera também cães totalmente brancos e com problemas de cegueira e surdez. Outro cruzamento não indicado é o de exemplares zibeline (coloração que vai do dourado pálido ao acaju intenso) com azul merle.



ANCESTRAIS
Há controvérsia sobre a formação da raça. Uns acreditam vir do mesmo cão de trabalho do qual derivou o Collie ou do cruzamento entre cães nativos das Ilhas de Shetland e os ancestrais do Collie. Há também a hipótese de a raça resultar de cruzamentos que incluíram o Border Collie e o Collie. O Shetland foi reconhecido em 1909 pelo The Kennel Club, da Inglaterra. Até 1914 era conhecido como Shetland Collie. A partir daquele ano foi oficialmente chamado de Pastor de Shetland.

2 comentários:

  1. Olá Tânia! Bom dia.adorei seus comentários, mas fiquei com algumas dúvidas.
    Existe o Pastor de shetland , ou seja o mini colei. Moro em apartamento.preciso saber qual o nome correto para saber comprar ,pois não quero um cão grande. Moro em BELO HORIZONTE , se souber de um bom criador por gentileza se puder indicar,ficarei muito feliz. Gosto te do west ter rir o que acha. Um feliz ano novo. Felicidades.

    ResponderExcluir
  2. Andrea,

    Achou algum criador de confiança em BH? Obrigado!!

    ResponderExcluir